| Saúde da mama |
Duas novas pesquisas revelaram que amamentar e fazer uso de antiinflamatórios reduzem o risco de câncer nos seios. O primeiro estudo, divulgado pela World Cancer Research Fund, uma organização britânica concluiu que amamentar por até um ano diminui as chances da doença em quase 5%. Os pesquisadores explicaram que as principais razões para o fato são que o aleitamento inibe a produção de grandes quantidades de hormônios ligados ao câncer e que o corpo elimina células com DNA alterado dos seios da mãe após o período de amamentação. Sobre os antiinflamatórios, a expectativa com os resultados é ainda maior. Cientistas publicaram no Journal of the National Cancer Institute que o uso frequente do medicamento gera uma redução de risco de até 13%. Segundo os pesquisadores, isso não é nenhum tipo de incentivo para que mulheres comecem a consumir antiinflamatórios regularmente, mas sim uma grande chave para desvendar a relação entre as inflamações no desencadeamento do câncer. A partir da descoberta, surgem novos caminhos para a cura e a prevenção de uma das maiores causas de morte entre mulheres. Até que essas boas notícias cheguem, a melhor forma de proteger o corpo continua sendo o auto-exame. Cada mulher deve conhecer seu corpo e ficar atenta ao aparecimento de nódulos e secreções ou quaisquer outras alterações nas mamas. |